Portfólio

ARENA MULTIUSO, ESTÁDIO E PARQUE URBANO OSASCO, SÃO PAULO

Projeto: Arena Multiuso, estádio e parque urbano – Osasco
Cliente: Prefeitura Municipal de Osasco
Valor estimado do projeto: R$ 150 milhões
Duração: 6 meses
Área: Terreno: 79.560 m² Construída: 57.305 m²
Escopo: Elaboração de programa, estudo conceitual, masterplan e projeto básico.

Com o desafio de repaginar urbanisticamente uma área da Prefeitura Municipal de Osasco, atualmente ocupada por um campo de futebol e um centro comunitário degradado, a DHARO, através de seu segmento esportivo ARENA, foi contratada para elaborar um estudo de regeneração e requalificação de uso do terreno.

Através da experiência de observação de referências urbanísticas no exterior, a DHARO- ARENA propôs a ocupação do terrenos por uma arena multiuso para 7.000 espectadores e um estádio de futebol para 20.000 espectadores, integrados por uma praça e rodeados pela vegetação existente no terreno.

A proposta destaca o aspecto de integração urbana do entorno e de sustentabilidade ecológica. Para isso, itens como o reuso de água de chuva pela captação da drenagem do gramado, coberturas e pisos permeáveis, reuso de materiais de demolição, captação por painéis solares e fotovoltaicos foram algumas das medidas contidas na proposta.

Com o objetivo de ser o primeiro estádio brasileiro certificado pelo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), uma consultoria especializada na certificação trabalhou em equipe para poder traduzir as premissas de sustentabilidade ao desenho do projeto.

O sucesso na apresentação da requalificação do espaço foi baseada no conceito de parque urbano e de estádio aberto e integrado, com a continuidade das áreas verdes permeando o entorno do estádio.

A aceitação da proposta pelo cliente foi total, inclusive na viabilidade de captação de investidores privados em uma solução mista envolvendo um uso social, público, cultural e de atividades privadas em eventos específicos.

O estádio prevê a ampliação para 35.000 lugares, podendo sediar eventos de maior porte e servindo de área multiuso em conjunto com a arena, em conjunto ou separadamente

3M DO BRASIL – SANTANDER TROCA DE COMUNICAÇÃO VISUAL
SHOPPING PRAÇA DA MOÇA – DIADEMA, SÃO PAULO
Menu